Vale ressaltar que católico e ecumênico são palavras equivalentes, pois ambas significam universal. No século XX, a Igreja sofreu uma profunda renovação de suas práticas quando promoveu o Concílio de Vaticano II, acontecido durante a década de 1960. salmo do dia 04 de setembro de 2022 evento – que mobilizou as principais lideranças da Igreja – uma nova postura da instituição foi orientada em direção às questões sociais e injustiças que afligiam os menos favorecidos. Essa tônica social acabou dando origem à chamada Teologia da Libertação, que aproximou os clérigos das causas populares, principalmente na América Latina. As principais crenças do catolicismo estão embasadas na crença em um único Deus verdadeiro que integra a Santíssima Trindade, que vincula a figura divina ao seu filho Jesus e ao Espírito Santo. Além disso, o catolicismo defende a existência da vida após a morte e a existência dos céus, do inferno e do purgatório como diferentes estágios da existência póstuma.
A ida para cada um desses destinos está ligada aos atos do fiel em vida e também determina o desígnio do cristão na chegada do dia do Juízo Final. Dessa forma, a marca da romanidade da igreja deixou de ter a relevância que tivera no passado. Uma das consequências práticas dessa orientação foi a introdução das línguas vernáculas no culto, bem como a adoção progressiva do traje civil pelo clero. Após cerca de 400 anos de reação e resistência contra os avanços do mundo moderno, a Igreja Católica iniciou um processo de maior abertura com o Concílio Vaticano II, realizado entre 1962 e 1968. Entre as conquistas mais expressivas dessa assembleia episcopal, deve-se ressaltar a afirmação de que a fé católica não se vincula diretamente a nenhuma expressão cultural em particular, mas deve adequar-se às diversas culturas dos povos aos quais a mensagem evangélica é transmitida. A mentalidade conservadora da Igreja Católica perdurou nos séculos seguintes, o que provocou a hostilidade da nova burguesia liberal contra a Companhia de Jesus, expulsa de vários países na segunda metade do século XVIII.

Afinal Cristianismo O Que É?
Em vista das restrições levantadas pelo governo imperial para a aceitação de noviços a partir de 1855, as antigas ordens religiosas dos franciscanos, carmelitas e beneditinos se encontravam em situação precária. Em vista dessa situação, os teólogos passaram a questionar a autoridade papal e as doutrinas conciliares ganharam força. A partir de Sisto IV, eleito em 1471, os pontífices passaram a atuar mais como príncipes do que como sacerdotes e se comportavam como dinastas da Itália que, acidentalmente, eram também papas.

- Daí ficou clara a necessidade de novas dioceses no Brasil, donde deveriam forte presença dos bispos junto ao clero e aos fiéis, promovendo a intensificação da disciplina da igreja na promoção de graves problemas enfrentados no Brasil.
- Segundo consta nos ensinamentos católicos, a origem de sua igreja está relacionada ao nascimento de Jesus Cristo, líder judeu que promoveu uma nova prática religiosa universalista destinada à salvação de toda a humanidade.
- Apesar de tudo, o Rio de Janeiro ainda conservava os sentimentos à religião católica.
- Ela tem o direito de firmar acordos de amizade, concordatas e receber representantes diplomáticos, através do seu chefe maior, o Papa, que representa o Estado do Vaticano.
- Em curso, o Estado pareceu não fazer distinção entre o que era crime e o que era dissidência política, entre protesto e revolução.
- A narrativa que Voegelin concebe para as reflexões medievais sobre a política parte de uma reconstrução da estrutura vigente na época e continua com um exame das invasões germânicas, da queda de Roma e da emergência do cristianismo monástico e imperial.
O Imperador Constantino converteu-se ao Cristianismo e permitiu o culto dessa religião em todo o Império. O Cristianismo se tornou a religião oficial do Império Romano por ordem do imperador Teodósio I, que tomou a medida numa lei conhecida como Édito de Tessalônica. Com a mesma ênfase na vocação da Igreja à universalidade, o catolicismo ortodoxo se distingue contudo do catolicismo romano por certas doutrinas e práticas que o cristianismo do Oriente considerou, no decurso dos séculos, mais próximas ao espírito dos cristãos primitivos.
Brasil
Mais um livro de Fenomenologia da Vida, em que Henry inquire a dupla natureza de Cristo – divina e humana – e medita sobre como é possível a nós, seres humanos, experimentar a divindade e a humanidade de Cristo por intermédio de suas palavras. Os temas, abordados com simplicidade e clareza, incluem a fragilização da unidade medieval, o Renascimento, os movimentos que compuseram a Reforma, as culturas da cristandade fracionada, a tradição iluminista e as sementes da Revolução de 1789 na França. Sua principal diocese é a da Cantuária , sé em que convergem as diferentes igrejas da Comunhão Anglicana. Um hábito que também unifica a comunidade anglicana ao redor do mundo é o emprego litúrgico do Livro de Oração Comum.