O fortalecimento do poder romano induziu os papas a se tornarem os incentivadores da libertação da Terra Santa das mãos dos muçulmanos, dirigindo contra eles as cruzadas ou guerras santas. Os cardeais passaram a ser enviados mais amiúde às diversas nações como legados pontifícios. Tal instituição chegou ao máximo desenvolvimento sob Inocêncio III, papa que governou na passagem do século XII para o século XIII e sob o qual o poder de Roma afirmou-se de forma enérgica e intransigente.

- Por isso, foi instituída a Quaresma, um tempo de quarenta dias para chegarmos dignamente à celebração do Tríduo Pascal.
- Se a doutrina existe algumas diferenças foram criadas por homens que desde a queda de Adão vem causando desavenças e desunião.
- Desde a Idade Média os papas são eleitos por um colégio especial de cardeais.
Encontrada tanto sobre a cúpula dos templos como sobre o peito de muitos fiéis, a cruz é o símbolo mais concreto da religião cristã. Afinal, ela remete a um fato objetivo, que foi tornado o acontecimento central dessa fé. Por exemplo, a doutrina cristã sobre a origem do universo embute a especificação de que no Pai está a ideia criadora, no Filho a atividade concretizadora e no Espírito a comunicação vivificadora, todas igualmente imprescindíveis para que a realidade se sustente.
1 O Clero E A Santa Sé
A história relata que Constantino viu no céu uma cruz com a inscrição “In hoc signo vinces” – “Com este sinal vencerás”, ele associou a cruz que viu ao símbolo da fé cristã e com sua conversão acabou com a perseguição aos cristão. O Cisma do Oriente ocorreria em 1054, após o patriarca Miguel Cerulário ser excomungado pelo papa de Roma. mundo católico essa decisão, Cerulário proclamou a separação oficial entre as duas igrejas, já que, para os orientais, Roma afastara-se das pregações originais de Jesus Cristo.
O céu é a participação plena de salmos 100 linguagem de hoje , enquanto o inferno é o distanciamento. Mas, a chegada da morte para um ente querido é difícil, e a separação nem sempre é tranquila, mas o padre lembra que é necessário acolher a finitude da vida. O caráter plural do catolicismo romano é também conferido na diversidade de ordens e congregações em que se reúnem seus clérigos e alguns de seus leigos. Normalmente inspirados em diferentes pensadores e místicos, esses institutos de vida religiosa refletem a riqueza da tradição católica. Com a institucionalização da fé cristã, por Constantino, surge a igreja católica Romana, e seu crescimento foi muito grande a ponto de ser, em diversos países da Europa, a única religião aceita. E mais do que nunca a igreja e o Estado se viram unificados, a igreja tinha voz ativa entre os monarcas e, na maioria das vezes, mais poderosa do que a voz do próprio Rei.
Cristianismo
Nos séculos 18 e 19, o iluminismo e revoluções liberais fizeram o Catolicismo perder muito poder em questões políticas. A necessidade de estados laicos levou à restrição da Igreja meramente ao campo religioso. Outra refutação veio com o movimento comunista, proibindo práticas religiosas. Com isso, no século 20 o catolicismo precisou renovar profundamente suas práticas na década de 1960 (Concílio Vaticano II), com nova postura institucional, voltada às questões sociais, menos favorecidos e causas populares.